Our Recent Posts

Archive

Tags

Yoga fora do tapetinho: como manter atitudes que tragam equilíbrio?


Tudo na vida pode ser uma experiência de yoga. Ao expandir o olhar sobre a vida você já está levando o yoga para além do tapete, transformando e aprendendo com as experiências do cotidiano. A prática completa, ou seja, não apenas as posturas, mas a respiração, a meditação, o estudo, vão trazendo clareza e discernimento para alterar desde pequenos hábitos até a visão do mundo.


Enquanto yoga em cima do tapetinho, realizamos posturas que gostamos e outras que precisamos para a saúde do corpo e da mente, mas que temos dificuldades. Essas posturas mais difíceis mostram onde precisamos evoluir, tanto no corpo físico quanto na identificação de bloqueios mentais. Eu, particularmente, lido com o medo das posturas invertidas (o ato de ver o meu mundo organizado de ponta a cabeça), mas tenho facilidade com torções (a forma de ver outras direções a seguir). Ainda em cima do tapete, o relaxamento e a meditação nos trazem a observação interna: como respiro? Como me sinto? Consigo controlar meus pensamentos?

Fora do tapetinho temos o Karma Yoga, quando agimos com compaixão sem esperar ser recompensado ou reconhecido. Temos ainda o estudo da Ética, como exemplo no tratado do sábio indiano Patanjali, “Yoga Sutra”, onde é possível estudar antigos ensinamentos para alcançar uma vida livre de sofrimento. Ainda fora do tapetinho, tenha foco nas suas atitudes de forma equilibrada. Você não está proibido de perder a paciência, mas não adianta evoluir na sua prática de meditação e quando abrir os olhos, ignorar como funcionam seus padrões mentais e manter os hábitos que geram ansiedade, raiva e tristeza.

Portanto, yoga fora do tapetinho significa cuidar de si mesmo, não insistir em relações destrutivas, em alimentos não-saudáveis, em comportamentos intolerantes. Observe quando as consequências dos seus atos lhe incomodam. Ao praticar yoga fora do tapetinho, você vira agente de sua própria transformação.

Siga-me nas redes sociais: Instagram: https://www.instagram.com/alefiori.yoga/ Youtube: www.youtube.com/satvikayoga SoundClound: soundcloud.com/alefioriyoga