Our Recent Posts

Archive

Tags

Como equilibrar disciplina e auto cobrança?


A palavra sadhana, é um termo sânscrito usado para se referir a uma rotina espiritual ou uma rendição disciplinada do ego por meio de uma prática diária de yoga. Mas a queixa mais comum de quem segue esse caminho é não conseguir praticar todos os dias. Nos Yoga Sutras de Patañjali (coleção sobre a teoria e prática do yoga compilados em 400 AE) são detalhados nove obstáculos para praticar yoga: doença, letargia, dúvida, pressa ou impaciência, resignação ou fadiga, distração, ignorância ou arrogância, incapacidade de dar um novo passo e perda de confiança. Observe o que vem atrapalhando para que você se mantenha na prática, mas observe também se você, de fato, não precisa de um tempo dessa prática.

Yoga não é só praticar postura ou meditação. Seu ritual de acordar e de limpeza, suas práticas de respiração consciente, mantra, alimentação e outras formas de buscar ser, de alguma forma, consciente e saudável, já é um processo de yoga. Lembre-se que fora do tapetinho temos o Karma Yoga, quando agimos com compaixão sem esperar ser recompensado ou reconhecido. Temos o Jñana Yoga, o estudo da ética e o autoestudo para identificar os seus padrões mentais.

Portanto, cuidar de si mesmo já é uma prática yogue, uma forma de gerar sua própria transformação. Ao expandir o olhar sobre a vida você já está levando o yoga para além do tapete e praticando o seu sadhana.

Siga-me nas redes sociais: Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga Youtube: www.youtube.com/satvikayoga SoundClound: soundcloud.com/alefioriyoga