Sankalpa: saiba como formular sua resolução para o novo ano e desbloquear qualidades positivas

January 5, 2019

 

 

A palavra Sankalpa, em sânscrito, significa “resolução”. É quando formulamos uma frase curta, concisa, afirmativa, no tempo presente e com a intenção de potencializar um objetivo. Usando a técnica do sankalpa, podemos ativar as qualidades positivas que existem dentro de nós, mas que permanecem bloqueadas no subconsciente. Para isso, é preciso identificar a sua principal carência, o que você quer melhorar em você, como padrões de comportamento ou sua personalidade. Ao criar sua frase afirmativa, o seu sankalpa, use-a enquanto relaxa em um yoganidra, repetindo, do fundo do coração, por três vezes. Alguns exemplos: “eu sou mais paciente”, “eu estou saudável”, “eu encontro o equilíbrio e a paz dentro de mim” ou “eu confio em mim”.

 

O yoganidra ocorre após a prática das posturas de yoga , quando nos deitamos e convidamos os músculos ao relaxamento, percorrendo o corpo ao observar a respiração e, lentamente, entramos no sono desperto. É um estado de consciência no qual a mente tem acesso ao subconsciente processando informações de maneira inconsciente. O livro “Yoganidra” do guru indiano Satyananda Saraswati, discípulo de Shivananda, relata que este é o melhor momento para o seu sankalpa, quando sua mente está calma e silenciosa. “Sankalpa é a semente que você cria e planta na cama da sua mente. Quando a mente está limpa, o sankalpa cresce bem”, explica. Saraswati ressalta que a proposta não é atender desejos, mas criar força na estrutura da mente. O sankalpa pode criar direções para toda a sua vida se você usar com sabedoria, “a proposta é influenciar e transformar padrões, não apenas fisicamente, mas mentalmente, emocionalmente e espiritualmente”.

 

A virada do ano é o melhor momento para uma auto-análise sincera. Quais são os erros mais cometidos por você? Qual o seu comportamento que mais incomoda você? Qual a atitude que você sente que precisa cultivar mais? O que realmente importa para você? É importante pronunciar a frase mentalmente com sentimento pleno e consciente, focando no seu chakra do coração e desbloqueando as suas qualidades positivas presas no subconsciente. As respostas estão dentro de nós, apenas precisamos silenciar e ouvi-las.

 

Para ouvir gratuitamente áudios de meditação guiada e yoganidra, conheça nossa página no SoundCloud: https://soundcloud.com/alefioriyoga

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Please reload

Archive

Please reload

Tags

Please reload

 

Contato

(61)999686260

©2018 by Satvika Yoga. Proudly created with Wix.com